Sustentei

A Comissão de Sustentabilidade Sustentei foi criada em 2019 no Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo Florianópolis, inicialmente como um projeto, com o objetivo de trabalhar a sustentabilidade ambiental, social, econômica e cultural através de ações dentro e fora do núcleo. O Sustentei atua diretamente em todos os projetos desenvolvidos pelo ESF Florianópolis, visando intensificar a aplicação dos conceitos de sustentabilidade, além de promover ações pontuais e de conscientização com o público em geral.


Confira algumas das ações realizadas pelo Sustentei:

(2019) Ação de limpeza de resíduos sólidos na Praia de Coqueiros.

A coleta de resíduos resultou em cinco sacos de lixo com capacidade de 100 litros. Repletos de materiais descartados irregularmente. A ação serviu também como trabalho de conscientização, já que foi executada na presença da comunidade local que transitava pela região e interagiam para saber mais sobre a ação e a ONG


(2019) Ação educativa na Casa Lar.

Durante a ação educativa realizada na Casa Lar, local que abriga menores que foram afastados de seus responsáveis judicialmente, foi abordado o tema Sustentabilidade, direcionado ao descarte dos resíduos sólidos dentro da instituição e fora. Durante a intervenção foi promovido o uso da criatividade após a roda de conversa ecológica realizada com os moradores


(2020) Acompanhamento do Projeto Água Consciente.

Acompanhamento realizado por meio das seguintes ações:

Construção de uma composteira visando diminuir o lixo gerado pela casa;

Aplicação de treinamento voltado a sustentabilidade no dia-a-dia com os beneficiados do projeto;

Desenvolvimento de um PEV (Ponto de Entrega Voluntário) para coleta de resíduos recicláveis no local;

Construção de uma horta;

Desenvolvimento de material de comunicação visual para fixação no local como treinamento pontual de lembretes do uso consciente de água.


(2019) Descomplicando: Compostagem, vídeo tutorial.

Produção de vídeo tutorial com instruções para fazer compostagem em apartamento, de forma prática e acessível para o público em geral. O vídeo foi divulgado nas redes sociais do ESF Florianópolis e encontra-se disponível em nosso canal do Youtube​.


(2020) Mutirão de limpeza – Lagoa da Conceição

A Lagoa da Conceição em Florianópolis, Santa Catarina é um bairro tombado como Área de Proteção Cultural pela Prefeitura do município e sofre com a poluição, principalmente em épocas do ano que a região recebe muitos turistas.
Um mutirão para limpeza de uma região específica do bairro onde existem aglomerações de pessoas que vão passear nas ruas e restaurantes foi realizado promovendo a retirada de quantidades substanciais de resíduos descartados de maneira incorreta na região.


Fique atento para as novidades do Sustentei através da nossa rede oficial no Instagram, siga @florianopolis.esf

Contribua para que mais projetos como esses possam ser realizados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *