Geoinformação de nascentes na comunidade da Costa de Dentro – Florianópolis

Em janeiro de 2018, 10 jovens alunos de Universidades Públicas e privadas de Santa Catarina foram selecionados e estiveram alojados na Costa de Dentro, no extremo Sul da Ilha, para pensar junto com a comunidade em soluções para a melhoria do Saneamento Básico. Projeto possibilitado pela ACESA – Associação Catarinense de Engenheiros Sanitaristas e Ambientais, juntamente aos profissionais do ESF – Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo Florianópolis.

“A parceria entre estudantes, profissionais e a sociedade civil foi extremamente engrandecedora para todos os envolvidos!! Temos o intuito de replicar a outras localidades os resutados obtidos na construção desse processo de aprendizado e fortalecimento comunitário.”

Engª Monique Peifer
Dir. Presidente
ESF – Gestão 2018

Junto com a comunidade, foram escolhidos os eixos do saneamento para serem implementados:

  • ÁGUA: mini curso de geoprocesamento para possibilitar o levantamento e mapeamento das nascentes, captações e acessos;
  • RESÍDUOS SÓLIDOS: Projeto Costa Composta com a instalação da composteira comunitária dimensionada para 5 toneladas. Inspiração na tecnologia social.

Os resultados foram processados, devidamente documentados e entregues à liderança da comunidade em um relatório. Os documentos e projetos servirão para que a comunidade juntamente com poder público, possa construir em conjunto as melhorias no sistema sanitário do bairro Costa de Dentro – Florianópolis – SC.

No encerramento da ação em ato solene a comunidade e poder público assinaram um Termo de Compromisso, por uma Costa de Dentro Mais Sustentável.

Ato solene – assinatura do termo de compromisso

“A socialização do conhecimento que recebi gratuitamente na UFPR para os estudantes e a comunidade, fecha o ciclo do investimento social no ensino público e retorno do conhecimento em ações práticas para a sociedade.”

Engº Samuel de Araujo Vicente
Dir. Projetos
ESF – Gestão 2018

Com este projeto o ESF Florianópolis recebeu o prêmio destaque melhores do ano de 2018 no V CBESF em Natal – RN.

Destaque às parcerias para o sucesso da Escola de Verão 2018 – Operação Costa de Dentro:

Reunião de capacitação
Reunião de capacitação
Monique Peifer, ACESA e CODEN – Planejamento e visita aos cursos d’água
Planejamento e visita aos cursos d’água

Eng. Samuel Vicente e equipe técnica
Equipe técnica na coleta de dados do campo
Construção da composteira
Finalização do projeto
Mapa de nascentes e Mapa diagnóstico de drenagem