Projeto Moradias Aldeia Feliz

Com o andamento do Projeto IARA, novas oportunidades apareceram para realização de boas ações. No final do mês de junho de 2020, um tornado atingiu a aldeia Tekoá Vy’a (Aldeia Feliz – mesma aldeia do Projeto IARA), deixando danos nas estruturas físicas do local. 

O CEPAGRO realizou uma campanha de captação de recursos para reconstruir 5 casas que foram destruídas na aldeia, e propôs uma parceria com o ESF Florianópolis para contribuir com a ação por meio da prestação de auxílio na parte de saneamento da construção das casas.



O ESF Florianópolis propôs a implementação de um projeto de saneamento ecológico com o apoio da empresa Emboá Brasil, também parceira neste projeto. Foi implementado um projeto de tratamento de efluentes com separação das águas cinzas e pretas (entenda este conceito clicando aqui), utilizando pneus e entulhos. Os entulhos atuam como um material filtrante grosseiro, enquanto que os pneus servem para criar uma câmara com condições baixas de oxigênio, facilitando a degradação anaeróbia. O ESF Florianópolis desenvolveu também um trabalho de capacitação e conscientização dos moradores para que saibam manusear o sistema de tratamento e passem a considerar a instalação deste sistema em construções futuras.