Projeto Uma Mão Lava Outra

O projeto UMA MÃO LAVA OUTRA consiste na contrução de pias comunitárias em comunidades em situação de vulnerabilidade social como forma de combate à disseminação do COVID-19.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a lavagem de mãos é uma defesa básica contra a disseminação do COVID-19, sendo a forma mais eficaz de deter sua propagação. Milhares de pessoas que vivem em comunidades não têm acesso à água ou estrutura para higienização. Além disso, sabemos que muitas pessoas não podem ficar em casa de quarentena, pois precisam trabalhar e trazer o sustento para suas famílias, precisando se deslocar para trabalhar, fazer compras de itens vitais, etc.

As pias foram instaladas nas comunidades da Serrinha (1 lavatório), Chico Mendes (1 lavatório), Nossa Senhora da Glória (1 lavatório), Monte Serrat (1 lavatório) e Mocotó (2 lavatórios), totalizando 06 pontos de lavagem das mãos em localizações estratégicas para o combate à disseminação do COVID-19. O mapeamento dos pontos foi realizado de maneira estratégica, visando posicionar os lavatórios nos principais acessos para que os moradores possam lavar as mãos ao entrar e sair da comunidade e ao usar transporte público. Os lavatórios foram construídos a partir da reciclagem de tambores metálicos de óleo, observando os cuidados ambientais para execução do projeto.

Além das pias, 75L de sabonete líquido foram doados para as comunidades. A inauguração de cada uma das pias foi realizada junto à suas respectivas lideranças comunitárias, que cooperaram com o projeto participando de sua construção e incentivando o uso das pias na comunidade. As pias comunitárias foram recebidas com alegria pelos moradores das comunidades.

Este projeto foi idealizado pela ONG Habitat Brasil, e conta com parceiros em todo Brasil para realização da construção dos lavatórios. O contato inicial foi feito entre o Habitat Brasil e o Engenherios Sem Fronteiras Brasil e possibilitou que nós, do ESF Núcleo Florianópolis, aderíssemos aos projeto.

Reportagem sobre a ação [Jornal do Almoço (JA – NSC – Globo SC)]: