Projeto Separa Aí

O projeto Separa Aí visou reduzir o impacto ambiental causado pela separação e disposição incorreta dos resíduos sólidos urbanos gerados pelos moradores da rua Laurindo José de Souza e seu entorno, localizada na Fortaleza da Barra em Florianópolis-SC.

A rua está localizada a poucos metros de distância de uma área de preservação que possui um curso d’água. A inclinação da rua é extremamente íngreme, fator que impossibilita o acesso pelos caminhões de coleta da COMCAP, tornando necessário que os moradores façam a disposição dos resíduos na esquina da rua. Esta disposição de resíduos era feita de maneira incorreta pelos moradores, causando danos ambientais, poluição visual e conflitos sociais na região.

O ESF Florianópolis promoveu ações de educação ambiental através de eventos, conversas porta a porta e produção de materiais educacionais para trabalhar a conscientização do manejo e descarte adequado dos resíduos sólidos gerados pelos moradores da comunidade.

Foi realizado também a revitalização da área de disposição dos resíduos usando novos contentores, doados pela COMCAP. Além dos contentores, a COMCAP também disponibilizou sacos de lixo, materiais educacionais e funcionários para as atividades de educação ambiental. As placas informativas sobre manejo dos resíduos foram feitas pela própria comunidade, com incentivo da equipe do ESF.