Casa de vegetação no Parque do Rio Vermelho – Florianópolis

Em maio de 2017 a Associação Educação Ambiental, Conscientização e Orientação no Parque Estadual do Rio Vermelho (ECOPAERVE), localizado na costa Leste da Ilha de Florianópolis – SC, estabeleceu contato com o ESF – Florianópolis e apresentou o programa de educação ambiental que desenvolvia no PAERVE, demonstrando a grande importância da atividade no contato com moradores e turistas que visitam a localidade.

O projeto foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que por meio do projeto Bicho Pau executa a capacitação quanto a identificação de plantas, onde adolescentes recebem a capacitação para identificar a vegetação e desenhar a mão as mesmas.

Surgiu então a parceria com ESF no intuito de desenvolver um projeto de uma Casa de Vegetação para cultivar mudas de plantas nativas e medicinais, local para aulas práticas de cultivo, e visitação turística, onde seria possível ao final, o visitante levar algumas mudas de plantas nativas para re-plantar em suas casas e proximidades.

Visita ao ECOPAERVE

O objetivo do projeto é de oferecer educação ambiental dentro e nos arredores do Parque Estadual do Rio Vermelho, buscando promover à comunidade educação ambiental, estratégias e recursos para conscientização, prevenção do meio ambiente e orientação sobre uso dos recursos naturais e o desenvolvimento sustentável, bem como promover o eco turismo voltado à educação e à conscientização ambiental e pesquisa no campo de fauna e flora nativa.

Parque Estadual do Rio Vermelho, Florianópolis – SC
Vistoria e medição para locação

A equipe ESF em conjunto escolheu o modelo de estufa e realizou visitação ao local para levantamento e medições, posteriormente elaborou planta baixa, estrutural, revestimento e hidráulica da estufa.

“A recomposição florestal do Parque Estadual do Rio Vermelho é um grande desafio, mas com a Casa de Vegetação avança um passo para restabelecer a vegetação nativa local.”

Engº. Samuel de Araujo Vicente
Dir. Projetos
ESF – Gestão 2017

O projeto foi finalizado com dados processados, devidamente documentados e entregue a liderança da ECOPAERVE em um relatório final.

Entrega do projeto (jun/2017)

Os documentos e projetos servirão para que a comunidade, juntamente com poder público, possa construir em conjunto a Casa de Vegetação no Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis – SC.

Destaque às parcerias para o sucesso do projeto Casa de vegetação Rio Vermelho: