Reforma do banheiro da Casa Lar Nossa Senhora do Carmo

Em setembro de 2018, a associação dos Engenheiros Sem Fronteiros (ESF), Núcleo Florianópolis, foi contactada para auxiliar tecnicamente a elaboração dos projetos para a  reforma do banheiro coletivo da Casa Lar Nossa Senhora do Carmo, localizada na Rua Vitor Silva, 50, Capoeiras, Florianópolis, Santa Catarina.

A fundação Casa Lar Nossa Senhora do Carmo é uma organização não governamental (ONG) e sem fins lucrativos que atende crianças, de 3 a 18 anos, em situação de vulnerabilidade social, maus-tratos, fracos vínculos familiares, abandono, negligência e violência sexual.

Este local serve como um lar provisório, onde essas crianças tem sua cidadania garantida, enquanto suas famílias se reorganizam para retomarem sua guarda, auxiliadas por programa sócio assistencial.

Busca-se sempre o retorno familiar e quando isso não é possível, faz-se a colocação em família substituta, através de guarda ou adoção.

O objetivo deste trabalho Sem Fronteiras foi a elaboração dos projetos arquitetônico e hidrossanitário, indicando as soluções técnicas necessárias para a reforma do banheiro, tornando-o um ambiente com as condições, básicas relacionadas aos cuidados mínimos com as crianças, principalmente com bebês. 

Aproveitou-se para incluir no projeto soluções relacionadas aos requisitos mínimos de acessibilidade a todas as pessoas, incluindo os usuários de cadeira de rodas, pessoas com baixa ou nenhuma visão.

Equipe técnica responsável juntamente com Dona Ana e Dona Flor

A equipe responsável pela elaboração dos projetos realizou algumas visitas para levantamento de medições e informações da situação atual das instalações do banheiro e da edificação em si.

Em uma das visitas, foi feita uma reunião com as próprias crianças e as mesma colocaram tudo que elas gostariam de ter no banheiro e como gostariam que ele ficasse.

Esse contato foi uma experiência única para a equipe. Essa aproximação das crianças com os Engenheiros Sem Fronteiras foi o auge do desenvolvimento do projeto.

A partir desse dia, quando a equipe aparecia na fundação, as crianças já vinham interessadas no que a equipe estava fazendo e se colocavam a disposição para ajudar nas medições e nas atividades que os ESF estavam desenvolvendo, além da curiosidade sanada através das perguntas mais criativas.

Projeto arquitetônico a construir

Com os projetos finalizados, a equipe pode fazer um orçamento detalhado, estimado, da reforma a ser realizada.

O valor estimado ficou em aproximadamente R$19.000,00.

Desta forma, a Casa Lar ficou com todos os documentos e informações necessárias para executar a reforma.

O grande desafio agora é a arrecadação desse valor, já que a fundação possui outras prioridades financeiras.

Caso você conheça pessoas dispostas a contribuir com esse projeto ou você mesmo, seja com o valor que lhe couber, por gentileza, entre em contato e manifeste a sua vontade de ajudar as crianças da Casa Lar a terem o banheiros dos sonhos, através do e-mail: florianopolis@esf-brasil.org. Toda ajuda é bem vinda, independente do tamanho!

Áreas dos vasos sanitários sem portas, para ajudar na privacidade dos usuários
Áreas dos vasos sanitários sem portas, para ajudar na privacidade dos usuários
Vista frontal do banheiro coletivo com as tubulações do sistema de água quente expostas nas áreas de banho
Vista frontal do banheiro coletivo com as tubulações do sistema de água quente expostas nas áreas de banho