Projeto IARA

Este projeto tem como objetivo obter um diagnóstico dos quatro eixos do saneamento básico na Aldeia Guarani Tekoá Vy’a (Aldeia Feliz), com proposições de soluções para o abastecimento de água e tratamento de esgoto.  As soluções serão apresentadas por meio de projetos executivos e as obras serão executadas em conjunto com ações de eduação ambiental e capacitações para uso e manejo das novas estruturas para os integrantes da aldeia indígena.

A Aldeia Guarani Tekoá Vy’a (Aldeia Feliz), localizada em Major Gercino-SC, é uma aldeia indígena onde habitam em torno de 45 famílias (150 pessoas). A aldeia possui um sistema improvisado de abastecimento de água que não supre a demanda, e o tratamento de esgoto não possui manutenção apropriada.


O Cacique da aldeia realizou um pedido de ajuda para a ONG Transmissão da Cidadania e do Saber que, por sua vez, entrou em contato com o ESF Florianópolis para discutir as possibilidades. Conforme informado pelo Cacique e constatado pela esquipe do ESF Florianópolis em visita técnica, a aldeia possui alguns banheiros mas não possui água o suficiente, portanto as famílias têm que fazer suas necessidades nas vegetações locais.

Na primeira etapa do projeto foi analisada a situação de saneamento in loco através de inspeção de infraestrutura e entrevistas com os integrantes da aldeia. Foi feita também uma avaliação da nascente que abastece a água da aldeia e o aerolevantamento com drone para obtenção de dados técnicos do terreno. Nesta etapa, a equipe do ESF Florianópolis esteve acompanhado pelos responsáveis da FUNAI (Fundação Nacional do Índio) e SESAI (Secretaria Especial de Saúde Indígena).