Projeto Morada Monte Serrat

O projeto Morada Monte Serrat foi iniciado para ajudar 04 famílias que perderam todos os seus pertences por conta de um incêndio que ocorreu na Comunidade Monte Serrat, localizada no Maciço do Morro da Cruz, em Florianópolis. O incêndio destruiu 3 casas que estavam construídas em um mesmo terreno, situado próximo à Praça da caixa D’água.

As casas destruídas eram pequenas e extremamente simples: uma delas possuía 02 cômodos, sendo estes um quarto e uma sala/cozinha). Nesta casa dormiam um casal, uma criança de nove anos e um filho recém nascido, todos no mesmo quarto. Em outra casa, o banheiro só podia ser acessado pela parte externa da construção que, ademais, não possuía forro para isolamento térmico, fazendo com que os moradores passassem frio no inverno.

O projeto Morada Monte Serrat foi iniciado com o intuito de ajudar essas famílias a terem um lar novamente, por meio de elaboração e execução de projetos de baixo custo. A ideia de realizar este projeto veio do Movimento Traços Urbanos, que nos propôs que atuássemos em parceria para concretização desta iniciativa, sendo de responsabilidade do ESF a elaboração do aerolevantamento topográfico e projetos hidrossanitário, estrutural e elétrico.